Publicado em: 28/06/2023
Autor: Consultoria
Os diferentes tipos de inversores de frequência
A presença cada vez mais frequente dos inversores de frequência na indústria é uma realidade impulsionada pelo avanço do setor. Assim, compreender as diferenças entre os diversos tipos de inversores de frequência torna-se fundamental para selecionar o equipamento adequado às necessidades do seu setor.
Existem dois principais tipos de inversores de frequência: inversor escalar e inversor vetorial. Embora suas estruturas sejam semelhantes, suas aplicações costumam ser distintas e isso faz muita diferença na hora de selecionar um equipamento para a indústria.
É importante ressaltar que alguns inversores de frequência já vêm com ambos os tipos, escalar e vetorial, integrados como modos de operação de fábrica e conseguem se adequar, quando configurados, em diferentes situações na indústria. Como é o caso dos inversores de frequência da Schneider Eletric.
E se estiver interessado em inversores, não deixe de visitar a loja online da DZ Equipamentos Elétricos clicando aqui! Na nossa loja você encontrará os melhores inversores de frequência disponíveis no mercado!
Inversor de Frequência Escalar
Sendo um dos tipos de inversores mais comuns, o inversor escalar é perfeito para atividades simples e que não exigem um alto grau de complexidade. Na prática, ele ajusta a frequência da corrente elétrica de entrada, mas não a forma de sua onda. Isso faz com que ele não tenha controle sobre a relação tensão x corrente, daí sua indicação para atividades mais simples.
Devido à sua simplicidade, o inversor escalar se destaca por ser uma opção mais econômica e por sua compatibilidade com uma ampla gama de equipamentos elétricos. É muito utilizado no acionamento de bombas, ventiladores e em alguns casos em outros inversores quando há a necessidade de acionar vários motores.
No entanto, é importante ressaltar que o inversor escalar apresenta uma desvantagem significativa: sua resposta é mais lenta em comparação a outros tipos de inversores. Além disso, seu desempenho também é comprometido quando há alteração na velocidade do motor. Ou seja, o inversor escalar:
• É mais econômico em relação ao custo.
• É indicado para atividades simples e de baixa complexidade.
• Ajusta apenas a frequência da corrente, sem alterar sua forma de onda.
• Pode apresentar lentidão na resposta e desempenho limitado em alterações de velocidade do motor.
Portanto, se o objetivo é realizar atividades que envolvam alterações constantes de velocidade, é mais indicado optar pelo tipo de inversor que abordaremos a seguir.
Inversor de Frequência Vetorial
O inversor vetorial é mais complexo do que o inversor escalar pelo fato de que realiza tanto o ajuste de frequência quanto a forma de onda da corrente. Dessa forma, o inversor é capaz de controlar a relação tensão x corrente, tornando-o mais preciso, e por consequência, ideal para atividades com um grau de complexidade maior.
Mas o que isso significa? Significa que o inversor é capaz de controlar o torque e assim fazer com que motor trabalhe com seu torque ideal, podendo até realizar acionamentos diretos em altas velocidades.
Essa capacidade de realizar acionamentos em altas velocidades faz com que o inversor vetorial possa lidar com cargas mais elevadas e motores que exijam uma alta potência elétrica. No entanto, é claro que essas vantagens o tornam mais caro e também, menos compatível com outros equipamentos elétricos. Ou seja, o inversor vetorial:
• É menos econômico em relação ao custo.
• É indicado para atividades mais complexas e exigentes.
• Controla a relação tensão x corrente, oferecendo maior precisão.
• Adequado para cargas mais elevadas, graças à sua maior potência e controle de torque.
Conclusão
Procuramos destacar as diferenças entre os tipos de inversores de frequência e como cada tipo se torna mais adequado as diferentes aplicações na indústria. Claro que com a versatilidade e modos de operação dos inversores da Schneider Eletric é possível obter o melhor equipamento com as mais completas configurações do mercado.
Gostou dos nossos conteúdos? Então leia mais!
• Inversores de frequência: o que são e quais suas vantagens?
• Como dimensionar um inversor de frequência?