Publicado em: 18/07/2023
Autor: Consultoria

O que são inversores de frequência e soft starters?

         Os inversores de frequência são dispositivos eletrônicos projetados para controlar a velocidade e o torque dos motores elétricos, permitindo uma ampla variedade de aplicações em diferentes setores industriais. Sua implementação proporciona uma redução no consumo de energia e oferece proteção integrada ao motor, além de facilitar o monitoramento e controle do processo. 


Para se ter mais detalhes sobre os inversores de frequência, leia nossa matéria “Inversores de Frequência: o que são e quais suas vantagens?” clicando aqui!  

Já os soft starters são dispositivos eletrônicos que permitem uma partida suave para os motores elétricos, reduzindo o consumo de energia, prolongando a vida útil dos equipamentos e reduzem o ruído e vibrações dos equipamentos.


Você pode ver mais detalhes sobre os principais conceitos sobre soft starters em nosso blog na matéria “O que são Soft Starters e quais suas vantagens?” clicando aqui!

 

Quais as diferenças entre inversores de frequência e soft starters?

                É preciso considerar que ambos esses equipamentos são utilizados na etapa de acionamento de motores bem como o controle da sua velocidade de operação. A diferença entre o inversor de frequência e o soft starter se dá em três principais pontos:

·         Função de aplicação: a função desses equipamentos é parecida, porém não igual. Uma característica que os soft starters possuem é de controlarem a partida e a frenagem de modo suave nos motores, o que aumenta a vida útil dos motores. Já os inversores de frequência podem controlar a partida e frenagem de motores, mas também a sua velocidade de operação, se ajustando a fluxo demandado gerando economia de energia.

·         Estrutura: apesar de algumas semelhanças, a estrutura de funcionamento interno dos equipamentos é bastante distinta. O soft starter é composto por uma ponte de tiristores controlados por silício e através de seu circuito eletrônico interno altera o ângulo de disparo e controla tensão de partida do motor. No caso do inversor de frequência a ponte é de transistores. A complexidade dos inversores de frequência se dá pela necessidade de transformação do sinal de tensão elétrica senoidal que é retificado, filtrado e aplicado a ponte de transistores que converte em sinal alternado.

·         Proteção de sistema: a proteção do sistema para os inversores de frequência é voltada para a proteção contra falta de fase e sobrecarga da rede, já a proteção dos soft starters é voltada para choques elétricos.

Está interessado em adquirir um soft starter ou inversor de frequência? A DZ Materiais Elétricos oferece as melhores opções desses equipamentos em nossa loja online, acesse clicando aqui!

 

Como escolher entre inversores de frequência e soft starters?

            Saber qual dos dispositivos é o mais adequado se dá muito pela sua aplicação. Os soft starters são a escolha mais adequada quando o objetivo é o acionamento de um ou mais motores. Já quando se tem o objetivo de controlar a velocidade de acionamento e frenagem, bem como o torque do motor, o inversor de frequência é o mais adequado.

No caso dos soft starters algumas aplicações são:

·         Pequenos compressores, bombas e ventiladores;

·         Misturadores e aeradores;

·         Fornos rotativos;

·         Transporte de carga;

·         Moinhos;

Para os inversores de frequência algumas das principais aplicações estão listadas a seguir:

·         Resfriadores;

·         Elevadores de carga;

·         Guinchos;

·         Diversas aplicações de esteira;

·         Setor têxtil;

Outro método para fazer a seleção entre inversores de frequência e soft starters é através de um processo de eliminação de critérios. Isso facilita na hora de escolher com base nas características do motor e aplicação. Esse método é recomendado pela Schneider Eletric para facilitar a seleção pelo consumidor diante da ampla linha de inversores de frequência e soft starter. Conforme a figura a seguir apresenta o método:


A figura destaca a partida direta como opção de acionamento de motores, mas como o foco é a comparação e seleção entre inversor e frequência e soft starter não abordaremos a mesma.

 

Conclusão

Apesar de serem equipamentos excepcionais para a indústrias e garantirem benefícios como economia e segurança, é preciso saber qual a melhor situação para selecionar o equipamento adequado visto que inversor de frequência e soft starter possuem funções diferentes apesar de algumas semelhanças.